Quarta-feira, 3 de Dezembro de 2008

 

 

 

 

Hoje é o dia Internacional da Pessoa com Deficiência, como tal resolvi marcar este dia a falar-vos de uma mulher extraordinária: Helen Keller. Aos dezoito meses de idade ficou cega e surda, o que não a fez desistir de ser feliz. Helen Keller foi uma mulher lutadora e persistente, conseguindo vencer todos os obstáculos que a sua condição lhe impunha. Helen Keller conseguiu não só integrar-se na sociedade, mas também tornar-se uma célebre escritora, filósofa e conferencista. É um dos maiores exemplos de que as deficiências não são obstáculos insuperáveis para se obter o sucesso.

 

Deixo-vos um excerto de um texto de Helen Keller, que deixa uma grande mensagem, a nós, que nos dizemos "normais".

 

"Várias vezes pensei que seria uma benção se todos os seres humanos, de repente, ficassem cegos e surdos por alguns dias no princípio da vida adulta. As trevas fariam apreciar mais a visão e o silêncio ensinaria as alegrias do som. De vez em quando faço um teste aos meus amigos que vêem para descobrir o que eles vêem. Há pouco tempo perguntei a uma amiga que voltava de um longo passeio pelo bosque o que ela tinha observado. "Nada de especial", foi a sua resposta. Como é possível? (pensei) Caminhar durante uma hora pelos bosques e não ver nada digno de nota? Eu, que não posso ver, apenas pelo tacto encontro centenas de objectos que me interessam. Sinto a delicada simetria de uma folha. Passo as mãos pela casca lisa de uma pétala ou pelo tronco áspero de um pinheiro. Na Primavera, toco os galhos das árvores na esperança de encontrar um botão, o primeiro sinal da natureza despertando após o sono do inverno. Por vezes, quando tenho muita sorte, pouso suavemente a mão numa arvorezinha e sinto o palpitar feliz de um pássaro cantando. Às vezes, o meu coração anseia por ver tudo isso. Se consigo ter tanto prazer com um simples toque, quanta beleza poderia ser revelada pela visão! (...) Eu, que sou cega, posso dar uma sugestão aos que vêem: usem os vossos olhos como se amanhã fossem perder a visão. E o mesmo se aplica aos outros sentidos. Ouçam a música das vozes, o canto dos pássaros, os possantes acordes de uma orquestra, como se amanhã fossem ficar surdos. Toquem cada objeto como se amanhã perdessem o tacto. Sintam o perfume das flores, saboreiem cada bocado, como se amanhã não mais sentissem aromas nem gostos. Usem ao máximo todos os sentidos; gozem de todas as facetas do prazer e da beleza que o mundo vos revela pelos vários meios de contacto fornecidos pala natureza."

 



palavras de (Des) Encantada com a vida às 00:03 | | deixa a tua palavra

mais sobre mim
Palavras Famosas - Citação do Dia
NÓS SOMOS DO TECIDO QUE SÃO FEITOS OS SONHOS." (William Shakespeare)
Palavras Bíblicas - Versículo do Dia
"O AMOR É SOFREDOR, É BENIGNO; O AMOR NÃO É INVEJOSO; O AMOR NÃO TRATA COM LEVIENDADE, NÃO SE ENSOBERBECE." (1 CORÍNTIOS 13:4)
Dezembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


palavras recentes

A amizade é...

A vida é uma constante ap...

"Estranha" Amizade!!!

A vida é tão efémera...

O que fazer com este boca...

Onde estão os pontos fina...

Preciso de tempo!!!

Natal...

PORQUÊ?

A melhor canção de amor

palavras passadas

Dezembro 2009

Junho 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Links
subscrever feeds